Nova estratégia, para 2030, visa à segurança hídrica onde operamos: para nossos negócios, comunidades e natureza

Pensar a segurança no acesso a água se tornou um imperativo para a Coca-Cola Company e a Coca-Cola Brasil. Iniciativas e estratégias se desdobram em metas cada vez mais profundas, para assegurar eficiência do uso desse recurso nas fábricas e, também, para que haja a devida reposição hídrica. Neste ano, no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a companhia firma uma nova perspectiva global que se desdobra até 2030, assumindo liderança e responsabilidade com o planeta diante de um tema tão prioritário.

Clique para saber como a companhia está agindo no Brasil para avançar no tema da água

A estratégia para esses próximos anos tem como foco alcançar a segurança hídrica em cada localidade-chave onde estamos presentes: para os nossos negócios, comunidades e a natureza. Embasadas pela ciência, as ações estão pautadas em assegurar acesso e qualidade, e, também, o papel de governança da Coca-Cola Company. Ao longo dessa década, atingiremos um padrão global, para que a reposição de água seja ainda mais otimizada e voltada para as comunidades. Em outras palavras, os investimentos e iniciativas vão ser direcionados, cada vez mais, para as áreas onde há maior impacto hídrico e para onde há maior vulnerabilidade social no que diz respeito ao acesso a esse bem natural.

Os objetivos para 2030 estão divididos em três pilares: eficiência nas operações, proteção para bacias hidrográficas e acesso para comunidades. A ideia é padronizar a devolução da água ao planeta, em todos os pontos.

“Com esses pilares, avançamos para atuar com uma reposição hídrica cada vez mais regional ou local em todos os países, de forma organizada. Avançamos nesse compromisso e na trajetória que vem sendo percorrida há muitos anos, por diversas áreas e graças à soma de esforços de nossos fabricantes e dezenas de parceiros”, pontua Rodrigo Brito, head de Sustentabilidade para Brasil e Cone Sul.

VÍDEO: Conheça a estratégia global para 2030

Água é tema prioritário para companhia

A meta atual vem na esteira de um compromisso e uma conquista anteriores. Desde 2015, a Coca-Cola Company, globalmente, devolve para a natureza e para a sociedade o equivalente a toda a água captada, por meio de programas de conservação ambiental, reflorestamento e acesso a água. O compromisso, estabelecido em 2007, foi alcançado cinco anos antes do previsto inicialmente, em 2015.

A nova estratégia, para 2030, incorpora longos diálogos com nossos parceiros engarrafadores, organizações de sociedade civil, governos e outras empresas líderes de seus segmentos. Estamos adotando métricas avançadas sobre o uso da água que vão ajudar a priorizar o reabastecimento local e, também, a observar as condições das bacias hidrográficas em cada região. Os programas de acesso à água segura se ampliam e se aprofundam, no sentido de apoiar organizações e comunidades para que se organizem, atuem com modelos autossustentáveis e se tornem cada vez mais resilientes para enfrentar os impactos de mudanças climáticas.

“A água é essencial para nossos produtos e cadeia de abastecimento, bem como para as pessoas e para o meio ambiente. Como uma empresa de bebidas, levamos muito a sério nossa responsabilidade como líderes em água”, aponta James Quincey, CEO e presidente do conselho da Coca-Cola Company.

A escassez de água, o desafio na qualidade e as mudanças climáticas continuam a crescer em muitas partes do mundo, impactando ecossistemas e especialmente as comunidades mais vulneráveis. Vemos os efeitos dessas questões em nossas operações diariamente. Hoje, cerca de um terço das fábricas do nosso sistema operam em áreas com escassez de água. Mais de 90% da nossa pegada hídrica global é composta de água usada para cultivar ingredientes. Além disso, dois bilhões de pessoas ainda vivem sem acesso a água potável e saneamento.

A Coca-Cola Company é líder em gerenciamento de água há mais de uma década. Mas desde que foi alcançada a meta de reposição em 2015, percebemos a necessidade e a urgência de fazer mais para manter a vanguarda nesse tema e garantir uma sustentabilidade de longo prazo para nossos negócios e as comunidades onde atuamos.

Entendendo a estratégia ponto a ponto

Eficiência nas operações:

Reduzir os desafios de água nas áreas onde operamos, por meio de eficiência e uso regenerativo da água (reduzir, reutilizar e reciclar a água em nossas fábricas, além de reabastecer localmente a água usada nos produtos e na produção nas localidades onde ela é mais necessária).

Proteção para bacias hidrográficas:

Melhorar a saúde nas regiões e bacias hidrográficas onde operamos e produzimos nossos ingredientes, e, ao mesmo tempo, continuar com 100% de reposição hídrica — devolução de 100% da água que utilizamos nos nossos produtos e na produção, com foco nas áreas onde a atuação é mais necessária.

Acesso para comunidades:

Aumentar a resiliência hídrica das comunidades por meio do acesso à água segura, ao saneamento e adaptação climática, com objetivo de impactar principalmente mulheres.

Texto produzido por Colabora Marcas