A The Coca-Cola Company anunciou nesta sexta-feira (19/01) a meta de coletar e reciclar o equivalente a cada garrafa ou lata que vende globalmente até 2030. A companhia e sua rede global de engarrafadores assumirão essa ousada meta, que é parte do plano “Mundo sem resíduos”, através de um renovado foco em todo o ciclo de vida das embalagens — desde a etapa em que garrafas e latas são pensadas e produzidas, até como são reutilizadas e recicladas.

Artigo: Por que um mundo sem resíduos é possível

Entenda a nova visão sustentável da The Coca-Cola Company para embalagens

“Consumidores do mundo inteiro se preocupam com o planeta. Eles querem e esperam que companhias como a nossa sejam líderes e contribuam para que um mundo livre de resíduos seja possível”, afirmou James Quincey, presidente e CEO da The Coca-Cola Company. “Através dessa visão ‘Mundo sem resíduos’, estamos investindo no planeta e em nossos recipientes para ajudar a transformar o problema das embalagens em algo do passado”.

Quincey, que na próxima semana estará em Davos, na Suíça, para a reunião anual do Fórum Econômico Mundial, disse que a companhia manterá o foco no desenvolvimento de embalagens 100% recicláveis e na redução da quantidade de plástico em suas garrafas. Essa visão do plano “Mundo sem resíduos” é o próximo passo em uma estratégia mais ampla de crescimento consciente fazendo negócios da maneira correta, em vez de simplesmente seguir a maneira mais fácil.

Já com esse objetivo, a The Coca-Cola Company anunciou em 2016 que foi a primeira da lista Fortune 500 (ranking da revista Fortune que destaca as maiores empresas do mundo) a devolver ao meio ambiente e às comunidades uma estimativa de 115% da água utilizada para produzir suas bebidas. A companhia e seus engarrafadores atingiram a meta cinco anos antes do planejado.

Além disso, em 2009, a The Coca-Cola Company introduziu em seu portfólio embalagens PlantBottle totalmente recicláveis feitas com até 30% de materiais à base de plantas. “E não pretendemos parar por aí”, destacou Quincey.

‘Consumidores do mundo inteiro se preocupam com o planeta. Eles querem e esperam que companhias como a nossa sejam líderes e contribuam para que um mundo livre de resíduos seja possível’ – James Quincey

Para ajudar a melhorar os índices de reciclagem, a empresa vai aplicar sua força global de marketing para ajudar a educar o público sobre o que, como e onde reciclar. A companhia também dará continuidade à sua parceria com comunidades locais, ONGs, pares da indústria e consumidores para tornar a reciclagem mais fácil e acessível a todos, contribuindo com a evolução dos sistemas de reciclagem locais e estimulando melhorias que possibilitem uma economia verdadeiramente circular.

Em 2002, engarrafadores da The Coca-Cola Company no México se uniram à indústria de plástico do país, além de líderes de outras indústrias, para criar a Egology and Corporate Commitment — ECOCE (Ecologia e Compromisso Corporativo, em tradução livre), uma organização não-governamental dedicada a incentivar a cultura da reciclagem, e financiou a criação de duas estações de reciclagem de plástico PET para utilização em embalagens de alimentos e bebidas.

Esses investimentos estão dando retorno. Em 2016, o México reciclou 57% do plástico PET que produziu (bem acima dos 9% em 2002), tornando-se o país líder no mundo em reciclagem desse material.

A meta de 100% de coleta e reciclagem vai focar principalmente em garrafas, latas e tampas feitas de vidro, plástico PET ou alumínio — o que representa aproximadamente 85% de suas embalagens — mas também inclui embalagens produzidas por outras empresas.

“Acreditamos que cada embalagem — independentemente de onde venha — tem valor e vida além de seu uso inicial”, acrescentou Quincey. “Se algo pode ser reciclado, deve ser reciclado. Por isso, queremos colaborar para que pessoas de todos os lugares entendam como fazer sua parte”.

Para ajudar a lidar com os resíduos de embalagens existentes, a companhia vai continuar trabalhando com parceiros como The Ocean Conservancy/Trash Free Seas Alliance, World Wildlife Fund (WWF) e Ellen MacArthur Foundation (iniciativa New Plastics Economy). Desde 1995, a The Coca-Cola Company é a principal patrocinadora do Ocean Conservancy’s International Coastal Cleanup, o maior movimento voluntário do mundo para beneficiar o meio ambiente marinho. Ao longo dessa parceria, ajudamos a mobilizar 11 milhões de pessoas que retiraram 103 mil toneladas de lixo de quase 580 mil quilômetros do litoral.