Imprensa

Coca-Cola América Latina dá continuidade a esforços para garantir, até 2030, segurança da água em comunidades

Durante a Semana Mundial da Água, a Unidade Operacional LATAM celebra os compromissos e conquistas na América Latina e compartilha a nova estratégia global para alcançar, até 2030, a segurança da água para os negócios, as comunidades e a natureza

BRASIL, 23 de agosto de 2021 — Embora o acesso à água doce limpa seja um direito humano básico, bilhões de pessoas ainda sofrem com a falta de água segura e de saneamento básico. Segundo o último relatório da CEPAL sobre a gestão desse recurso na América Latina e no Caribe, 26% da população ainda não tem acesso ao abastecimento de água potável. O contexto da pandemia expôs profundas desigualdades, que provavelmente crescerão com o agravamento da crise climática. Ciente disso, o Sistema Coca-Cola tomou medidas para promover a segurança hídrica, tornando-se líder global em gestão da água, com um legado de ambição, inovação e parcerias para “Reduzir, reciclar e reabastecer” a água (uso regenerativo do recurso) que usamos globalmente em nossas operações.

“Nos últimos dez anos, em conjunto com os parceiros das empresas engarrafadoras, estabelecemos um exemplo de liderança na gestão compartilhada de água dentro e fora de nossas operações. Ao longo de 2020, nós partimos dessa experiência para elaborar uma estratégia nova e ousada com o objetivo de aumentar a segurança hídrica de nossos negócios, das comunidades e da natureza”, afirma Andrea Mota, diretora de Sustentabilidade e Relações com a Comunidade da Coca-Cola Company para a América Latina.

A Coca-Cola América Latina vem criando iniciativas e programas que têm gerado excelentes resultados e aprendizados na última década. A estratégia está focada na reposição; na crescente eficiência do uso da água e do tratamento de efluentes; e em garantir um melhor acesso à água e ao saneamento para as comunidades nas quais a empresa opera.

Mirando no futuro, a companhia tem como visão alcançar a segurança hídrica até 2030 — para seus negócios, para as comunidades e para a natureza em todos os lugares em que atua, adquire ingredientes agrícolas para suas bebidas ou toca a vida das pessoas. Com este compromisso, a Coca-Cola América Latina reforça seu contínuo apoio às comunidades, para construir resiliência e para encurtar a distância que nos separa dos nossos objetivos de desenvolvimento sustentável.

São prioridades para 2030: uso circular e integrado de água em nossas operações; adaptação para o contexto de mudanças climáticas nas comunidades; acesso a água e saneamento; foco em impactar principalmente mulheres e meninas; novo plano para enfrentar os desafios da gestão compartilhada da água; e expansão do escopo de atuação para a água utilizada na agricultura (com foco em regiões que sofrem com o estresse hídrico).

Com diversas iniciativas, a Coca-Cola Company tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida das comunidades, trazendo acesso à água segura para consumo e educação sobre higiene, ajudando as localidades a enfrentarem as mudanças nas condições. Algumas das ações realizadas na região foram:

• Ajuda às comunidades no acesso à água segura
  • Apoio às comunidades na adaptação aos impactos das mudanças climáticas nas questões relacionadas à água
  • Ajuda às comunidades para recuperação em momentos de crise

“Desde 2015, temos o compromisso de regenerar a água que utilizamos, não só em nossos produtos, mas em todo o nosso sistema. Somos fabricantes de bebidas, e a água é o principal ingrediente usado nos produtos apreciados por nossos consumidores. Não só temos ciência disso, como também já estamos tomando medidas para gerar segurança hídrica para as comunidades. Entendemos o papel que este recurso vital — e compartilhado — desempenha na prosperidade econômica e social”, afirmou Ángela Zuluaga, vice-presidente sênior de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade da The Coca-Cola Company para a América Latina. “A gestão eficiente da água é essencial para as empresas, mas principalmente quando assegura o bem-estar das comunidades e a vida no planeta.”

Programas de água na América Latina

Ao longo dos anos, a Coca-Cola América Latina tem apoiado vários países com programas dedicados ao acesso à água, à reposição e à resiliência — do México ao Caribe, passando pela Colômbia, pelo Peru e por todo o sul da América Latina, incluindo a gigantesca Amazônia, no Brasil. Destacamos alguns dos programas mais recentes apoiados pela companhia:

Lazos de Agua (Laços de Água)

Uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Fundação Coca-Cola, a Fundação FEMSA e a Fundação One Drop, o projeto facilita o acesso sustentável à água, ao saneamento e à higiene para cerca de 108 mil pessoas em comunidades rurais na Colômbia, na Guatemala, na Nicarágua, no México e no Paraguai.

Agua por el Futuro (Água para o Futuro)

Graças às atividades de conservação realizadas por esse programa, foram devolvidos 2.161 milhões de litros de água em 2019. Foram feitas intervenções ambientais em 1.943 hectares, que permitiram a conservação de ecossistemas estratégicos para a produção de água. O principal objetivo é devolver à natureza 100% da água que a companhia utiliza na produção de bebidas.

Floresta Mbaracayú, Paraguai

Com o programa “Favorecendo a recarga de aquíferos da Reserva da Biosfera Mbaracayú”, operado no estado de Canindeyú, na região leste do Paraguai, são recuperados 527 milhões de litros de água por ano.

Bacia Hidrográfica da Argentina

Regulamentos para a gestão da água na Reserva Natural La Calera. Outra experiência compartilhada está ligada ao projeto “Gestão como ferramenta de recuperação de bacias hidrográficas”, desenvolvido desde 2012 na Reserva Natural de la Defensa La Calera, na província de Córdoba.

Acesso à água no México

Assegura o acesso à água potável para comunidades no Estado do México, em Baja California, em Jalisco e em Quintana Roo, por meio de quatro pântanos naturais.

Sobre a Coca-Cola América Latina

The Coca-Cola Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O objetivo da nossa companhia é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas, avaliadas em bilhões de dólares, que contemplam diversas categorias de bebidas, em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes inclui Coca-Cola, Coca-Cola Sem Açúcar, Sprite e Fanta. Entre as nossas marcas de hidratação, esportes, café e chás estão: Ciel, Crystal, Brisa, Bonaqua, San Luis, Vital, Dasani, Smartwater, Topo Chico, VitaminWater, Manantial, Aquarius, Powerade, Costa, Leão e FuzeTea. Nossas marcas de sucos, laticínios, nutrição e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Del Valle e AdeS.

Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde o empenho para reduzir a quantidade de açúcar em nossas bebidas até o lançamento de produtos inovadores no mercado. Procuramos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio de projetos de reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de compra sustentável e redução de emissões de carbono em nossa cadeia de valor. Com nossos parceiros de engarrafamento, empregamos mais de 700 mil pessoas globalmente, proporcionando oportunidades econômicas para as comunidades locais em todo o mundo.

Saiba mais: https://CokeURL.com/ProgramasAgua

COCA-COLA AMÉRICA LATINA