Clique para conhecer as iniciativas voltadas ao pequeno negócio

A coalizão, batizada de NÓS, em alusão a todos os integrantes da cadeia produtiva, oferecerá um pacote de benefícios para apoiar mais de 300 mil comerciantes quando a retomada de suas atividades for liberada

São Paulo, 28 de maio de 2020 — Juntos pelo pequeno varejo. Este é o compromisso do Movimento NÓS, um movimento criado por oito das principais companhias de alimentos e bebidas do país para apoiar, assim que liberadas as atividades do pequeno varejo, a retomada de seus negócios, já que estão entre os principais setores da economia impactados pela crise decorrente da COVID-19. Lançado oficialmente hoje, o NÓS é composto por Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondelēz International, Nestlé e PepsiCo. Juntas, as empresas vão investir mais de R$ 370 milhões, beneficiando mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil — entre bares, lanchonetes, padarias, mercearias, empórios e restaurantes —, que empregam cerca de 1 milhão de pessoas e proporcionam impacto positivo em aproximadamente 3 milhões de vidas, incluindo as famílias destes empreendedores. As ações terão início a partir da segunda quinzena de junho nos locais onde a reabertura dos estabelecimentos for autorizada.

“Não podemos pensar apenas nos interesses individuais no momento pelo qual estamos passando com a COVID-19. É a hora de nos unirmos por um único objetivo: ajudar o país a atravessar esse período com o menor impacto possível. Os pequenos varejistas são nossos parceiros e não podemos medir esforços para ajudá-los a superar essa crise”, afirmam, em carta, os oito CEOs das empresas fundadoras do Movimento NÓS. “Vencer a COVID-19 e seus efeitos sociais e econômicos é uma responsabilidade compartilhada entre toda a sociedade. Cada empresa da coalizão já vinha promovendo iniciativas importantes individualmente, mas entendemos que agora é um momento de união. Com todos juntos, fazendo cada um a sua parte, temos certeza de que vamos sair ainda mais fortes desse período”, conclui o documento.

O Movimento NÓS, que está aberto para outras empresas interessadas, de diversos setores, com base em critérios claros de entrada, e tem como foco de apoio quatro frentes principais, estruturadas para contemplar os principais desafios enfrentados pelo pequeno varejo na retomada de suas atividades. Eles são:

1.Reabertura segura com foco na saúde: quando a reabertura do mercado ocorrer, exigirá, de todo modo, uma atenção especial de toda a sociedade até chegarmos ao “novo normal”. Neste período de transição, o Movimento NÓS compartilhará protocolos e treinamentos de proteção e saúde, kits com máscaras, álcool em gel, cartilha de boas práticas, cartazes, entre outros itens.

2.Reabastecimento facilitado do estoque: respeitando as políticas comerciais de cada companhia integrante da coalizão, as empresas, de forma independente, comprometem-se a oferecer condições comerciais, adicionais às já praticadas individualmente, para ajudar os pequenos pontos-de-venda a se reabastecer, especialmente na primeira compra. Entre os benefícios, pode haver: prazos maiores de pagamento, pagamento em maior número de parcelas, crédito digital para a primeira compra, descontos especiais, produtos bonificados e produtos consignados.

3.Fortalecimento da relação entre comércios locais e consumidores: as empresas do Movimento NÓS assegurarão condições para estimular o consumo quando os estabelecimentos puderem retomar as atividades e ajudando o pequeno varejista a melhorar sua rentabilidade, por pelo menos 3 meses. Entre as ações desenhadas estão reposição de estoques de produtos com descontos adicionais aos valores totais dos pedidos ou em itens selecionados, seleção de produtos com promoção especial para ser repassado o desconto para o consumidor, retorno de créditos a cada compra para ser usado em pedidos futuros (cashback), entre outras ações.

4.Divulgação de informações relevantes do mercado: uma vez que as empresas acompanham diariamente pela imprensa, associações, institutos de pesquisa, entre outros, as possibilidades e oportunidades para a retomada, as empresas participantes do Movimento Nós se comprometem a dividir todas as informações públicas e prover mais acesso a oportunidades propostas pelo próprio mercado aos pequenos varejistas.  Com isso, reforça-se a democratização da informação e o apoio em fazê-la chegar aos pequenos empreendedores.

O Movimento NÓS conta com a Bain & Company, uma consultoria independente, em sua governança, que assegura que não há troca de informações sensíveis e respeita integralmente a legislação vigente. O Movimento está aberto à adesão de outras empresas que, como o grupo inicial, tenham como premissa auxiliar a retomada sustentável das atividades econômicas do país. Caso sua empresa tenha interesse em aderir ao Movimento, entre em contato com Federico Eisner pelo e-mail Federico.Eisner@Bain.com.

As ações do Movimento Nós serão implementadas em total alinhamento com as decisões dos governos de cada cidade/ Estado para a reabertura. A segurança e a saúde desses parceiros e seus consumidores são prioridades do projeto, que atuará apenas e especificamente nas regiões onde houver a determinação das autoridades quanto à retomada e flexibilização do isolamento social.

Saiba mais e seja parte do Movimento NÓS: www.movimentonos.com.br.

Contato de imprensa: movimentonos-imprensa@cwi.com.br