Clique para conhecer as iniciativas voltadas ao pequeno negócio

Lançada em maio deste ano, a coalizão criada por oito empresas de alimentos e bebidas para apoiar o pequeno varejo está distribuindo kits de saúde, condições comerciais individuais especiais e agora estimula o consumo seguro em filme.

O Movimento NÓS, coalizão criada por oito das principais companhias de alimentos e bebidas do país para apoiar a retomada dos negócios do pequeno varejo — assim que liberadas as atividades, em cada estado — lança, através de um filme veiculado nas plataformas digitais, um convite aos consumidores para juntar-se ao movimento e incentivar o pequeno comerciante de seu bairro.

Assista ao filme da campanha

O NÓS é composto por Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondelēz International, Nestlé e PepsiCo. A coalizão está beneficiando mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil, que empregam cerca de 1 milhão de pessoas e proporcionam impacto positivo em aproximadamente 3 milhões de vidas, incluindo as famílias destes empreendedores. As ações tiveram início na segunda quinzena de junho nos locais onde a reabertura dos estabelecimentos foi autorizada. Pequenos varejos vão receber kits com cartilhas, cartazes, máscaras e álcool em gel para se manterem em segurança durante a retomada das atividades, além de terem acesso às demais frentes de apoio propostas pela coalizão.

A campanha, lançada nesta segunda-feira (03), é resultado de um trabalho de cocriação de três agências, que estão apoiando o Movimento NÓS pro bono e juntas assinam esse trabalho: AlmapBBDO, DPZ e WMcCann.

O comercial mostra um pequeno estabelecimento de bairro reabrindo as suas portas. E as tarefas como arrumar as prateleiras e deixar as mesas prontas para os clientes vão ganhando ajudantes, que chegam aos poucos. Eles são, na verdade, moradores do bairro e consumidores de todas as idades que frequentavam aquele lugar. Ao final, o orgulho de todos em ver o amigo comerciante retomar seu negócio e pronto para seguir em frente emociona.

O propósito principal do filme é destacar toda a força que a união nos traz e que a colaboração é o gesto mais importante para a retomada. E que cada um pode fazer a sua parte: comprando das pessoas que mais gosta. E assim o comércio local vai se manter mais vivo e fortalecido do que nunca.

A peça publicitária foi filmada seguindo rigorosos protocolos de saúde e contou com o acompanhamento virtual dos executivos de marketing e comunicação das oito empresas participantes do Movimento NÓS e dos executivos das três agências criadoras da campanha.

Empresas se unem para apoiar pequeno varejo

Juntos pelo pequeno varejo. Este é o compromisso do Movimento NÓS, um movimento criado por oito das principais companhias de alimentos e bebidas do país para apoiar, assim que liberadas as atividades do pequeno varejo, a retomada de seus negócios, já que estão entre os principais setores da economia impactados pela crise decorrente da COVID-19.

Juntas, as empresas vão investir mais de R$ 370 milhões, beneficiando mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil — entre bares, lanchonetes, padarias, mercearias, empórios e restaurantes.

“Não podemos pensar apenas nos interesses individuais no momento pelo qual estamos passando com a COVID-19. É a hora de nos unirmos por um único objetivo: ajudar o país a atravessar esse período com o menor impacto possível. Os pequenos varejistas são nossos parceiros e não podemos medir esforços para ajudá-los a superar essa crise”, afirmam, em carta, os oito CEOs das empresas fundadoras do Movimento NÓS. “Vencer a COVID-19 e seus efeitos sociais e econômicos é uma responsabilidade compartilhada entre toda a sociedade. Cada empresa da coalizão já vinha promovendo iniciativas importantes individualmente, mas entendemos que agora é um momento de união. Com todos juntos, fazendo cada um a sua parte, temos certeza de que vamos sair ainda mais fortes desse período”, conclui o documento.

O Movimento NÓS, que está aberto para outras empresas interessadas, de diversos setores, com base em critérios claros de entrada, e tem como foco de apoio quatro frentes principais, estruturadas para contemplar os principais desafios enfrentados pelo pequeno varejo na retomada de suas atividades. Eles são:

1.Reabertura segura com foco na saúde: quando a reabertura do mercado ocorrer, exigirá, de todo modo, uma atenção especial de toda a sociedade até chegarmos ao “novo normal”. Neste período de transição, o Movimento NÓS compartilhará protocolos e treinamentos de proteção e saúde, kits com máscaras, álcool em gel, cartilha de boas práticas, cartazes, entre outros itens.

2.Reabastecimento facilitado do estoque: respeitando as políticas comerciais de cada companhia integrante da coalizão, as empresas, de forma independente, comprometem-se a oferecer condições comerciais, adicionais às já praticadas individualmente, para ajudar os pequenos pontos-de-venda a se reabastecer, especialmente na primeira compra. Entre os benefícios, pode haver: prazos maiores de pagamento, pagamento em maior número de parcelas, crédito digital para a primeira compra, descontos especiais, produtos bonificados e produtos consignados.

3.Fortalecimento da relação entre comércios locais e consumidores: as empresas do Movimento NÓS assegurarão condições para estimular o consumo quando os estabelecimentos puderem retomar as atividades e ajudando o pequeno varejista a melhorar sua rentabilidade, por pelo menos 3 meses. Entre as ações desenhadas estão reposição de estoques de produtos com descontos adicionais aos valores totais dos pedidos ou em itens selecionados, seleção de produtos com promoção especial para ser repassado o desconto para o consumidor, retorno de créditos a cada compra para ser usado em pedidos futuros (cashback), entre outras ações.

4.Divulgação de informações relevantes do mercado: uma vez que as empresas acompanham diariamente pela imprensa, associações, institutos de pesquisa, entre outros, as possibilidades e oportunidades para a retomada, as empresas participantes do Movimento Nós se comprometem a dividir todas as informações públicas e prover mais acesso a oportunidades propostas pelo próprio mercado aos pequenos varejistas.  Com isso, reforça-se a democratização da informação e o apoio em fazê-la chegar aos pequenos empreendedores.

O Movimento NÓS conta com a Bain & Company, uma consultoria independente, em sua governança, que assegura que não há troca de informações sensíveis e respeita integralmente a legislação vigente. O Movimento está aberto à adesão de outras empresas que, como o grupo inicial, tenham como premissa auxiliar a retomada sustentável das atividades econômicas do país. Caso sua empresa tenha interesse em aderir ao Movimento, entre em contato com Federico Eisner pelo e-mail Federico.Eisner@Bain.com.

As ações do Movimento NÓS serão implementadas em total alinhamento com as decisões dos governos de cada cidade/ Estado para a reabertura. A segurança e a saúde desses parceiros e seus consumidores são prioridades do projeto, que atuará apenas e especificamente nas regiões onde houver a determinação das autoridades quanto à retomada e flexibilização do isolamento social.

Saiba mais e seja parte do Movimento NÓS: www.movimentonos.com.br.

Contato de imprensa: movimentonos-imprensa@cwi.com.br