O respeito ao meio ambiente e aos recursos hídricos são compromissos inegociáveis para todo o Sistema Coca-Cola Brasil. A fábrica Coca-Cola FEMSA de Itabirito, MG, inaugurada em junho de 2015, foi construída com base em critérios de sustentabilidade, além de fazer uso de tecnologias que permitem a otimização dos recursos naturais.

O fornecimento de água para a fábrica é realizado pelo Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) do município. A Coca-Cola FEMSA Brasil é usuária de parte do volume outorgado à concessionária. A operação do nosso fabricante atualmente não realiza qualquer tipo de captação superficial ou subterrânea.

Para garantir a regularidade do abastecimento e o atendimento às condições determinadas pelos órgãos públicos competentes, o SAAE-Itabirito, além da apresentação dos estudos técnicos pertinentes, possui uma ampla rede e histórico de monitoramentos que, dentre outros objetivos, auxilia na avaliação dos eventuais impactos da explotação subterrânea. Os resultados desses monitoramentos são apresentados periodicamente aos órgãos competentes.

Atualmente, encontra-se em fase de finalização por empresas de consultoria especializada um relatório atualizado sobre os estudos hidrogeológicos. O relatório conclui e garante que o bombeamento dos poços operados pelo SAAE-Itabirito não está impactando as nascentes localizadas na região do entorno desses poços.

Desde a construção, a operação da FEMSA conta com as melhores tecnologias para eficiência energética, incluindo cogeração, energia solar, iluminação natural dentro das unidades de produção e tratamento de efluentes com utilização da água da chuva e água de reúso. Realizam também programas sociais e ambientais com o objetivo de fortalecer as organizações sociais e difundir a educação ambiental, tais como “Projeto Minha Galera Faz Eco”, “Novas Ideias Para Um Mundo Melhor”, “Praça da Cidadania”, “Programa de Recuperação de Mananciais” junto à ONG The Nature Conservancy, dentre outros.